Processo Criativo

Projeto B-Skills

A equipa criativa da Flow esteve em Pesaro, Itália para apresentar um projecto financiado pelo Erasmus+, o projecto gira em torno da Blockchain e de como explicá-lo a outros através de uma experiência interactiva e simples, fácil de compreender.

Como aplicar a sua investigação ao seu projecto de concepção e os benefícios da elaboração de esboços para projectos.

Primeiro, é necessário definir um Objectivo de Investigação: O problema que vai investigar, a análise quantitativa é muitas vezes útil para explicar as relações entre as variáveis. Por exemplo, ao estudar as taxas de obesidade, podemos olhar para quantas calorias as pessoas consomem. Com técnicas estatísticas, podemos utilizar dados para descrever estas variáveis e determinar se elas estão relacionadas. Esta abordagem também pode ser útil para criar novas ideias ou determinar que programas funcionam melhor para determinadas populações.

A Investigação foi dividida nas seguintes fases:

  • Overview (Background)
  • Process Definition
  • Where and How to Implement

Wide Research é um estudo em grande escala no qual o objectivo é aprender tanto quanto possível sobre um determinado tópico, abre a sua mente a novas ideias e perspectivas, permitindo-lhe assim reunir adequadamente toda a informação necessária antes de concluir. Esta extensa pesquisa fornece uma visão detalhada do mercado de soluções empresariais, mantendo-o a par das novas oportunidades de negócio no terreno. Pesquisámos todos os tópicos possíveis em profundidade para reunir toda a informação e fornecer o guia mais abrangente do seu género. Nesta fase, é importante elaborar um documento onde toda a informação recolhida será armazenada para iniciar a segunda fase.

Do Moodboard à Experiência

Definição do processo: este é um processo em que diminuímos a quantidade de informação que foi recolhida a partir da extensa investigação e a simplificamos em blocos compreensíveis. Fazemos então uma lista dos principais tópicos abaixo de cada bloco para nos certificarmos de que compreendemos o que foi dito, para recortar qualquer informação extra ou para clarificar a informação. Repetimos o processo até que cada bloco tenha cerca de 6 a 12 parágrafos.

Lista de implementação: é aqui que se inicia uma lista de onde cada parte do inquérito pode ser útil. É fácil imprimir a pesquisa sobre o que utilizamos e o que não utilizamos, para poder realizá-la e aplicá-la ao projecto. Os benefícios de esboçar para projectos, não é preciso ser um artista para aprender a esboçar. Qualquer pessoa pode aprender! É melhor para os pensadores visuais e comunicadores, mas é uma ferramenta útil para qualquer pessoa!

Este projecto foi desenvolvido a 80% através de esboços e foi aí que a nossa equipa desenvolveu um simulador, para B-Skills, sendo uma experiência interactiva onde o utilizador aprenderá sobre blockchain, onde ilustrámos 4 fundos e criámos 12 personagens para serem animados e interactivos.

O projecto começou com conjuntos rápidos de esboços, numa página A5 (tamanho europeu), onde discutimos problemas que poderiam ocorrer durante o jogo. Com um enfoque inicial na Experiência, os objectivos são explicar a tecnologia, mas também relacioná-la com os aspectos românticos da história. Depois de iniciarmos este projecto, percebemos como é importante ter uma ideia clara do que se quer que o público sinta. Agora, depois dos esboços, Moodboard e tema terem sido desenvolvidos, pedimos feedback aos parceiros do projecto para que pudéssemos melhorar o que já tínhamos.

Projecções e processo do projecto

O Desenvolvimento de Níveis era o mais interessante porque queríamos criar uma interacção que pudesse ser jogada de formas diferentes. Criámos 4 níveis para representar as etapas pelas quais a personagem principal passa para aprender sobre a cadeia de bloqueios.

Nível 1 | desenvolvemos uma cidade para representar a descentralização enquanto o utilizador precisa de combinar ícones para passar para o nível seguinte, à semelhança de como funciona um Hash na cadeia de blocos.

Nível 2 | aqui desenvolvemos um simulador onde o utilizador tem de fazer corresponder os ícones para garantir que os caracteres têm uma boa reacção, se o utilizador falhar os caracteres têm uma reacção negativa.

Nível 3 | o utilizador controla um avião para chegar ao destino correcto e assim enviar uma carta secreta.

Nível 4 | é um grupo de ícones que representam os valores da cidade (neste caso, o utilizador é o único a escolher), então este será escondido e o utilizador deve lembrar-se de cada um que escolheu e escondê-los.

O Simulador de Clientes foi desenvolvido por uma equipa de designers e investigadores do Flow Production Creative Studio.