Exposição:
Laura Ayres

Sob o pretexto de celebrar o centenário da Professora Laura Ayres, a Câmara Municipal de Loulé, através do Museu Municipal de Loulé, solicitou a criação de uma exposição de homenagem a esta personalidade de grande importância nacional. Para o desenvolvimento do conceito desta exposição, foi articulada com o referido museu, assim como, a co-autora Cristina Fé Santos, juntamente com Rui Lourenço, criou os textos sobre a Dra. Laura Ayres, assim como forneceu imagens da homenageada.

Este projeto foi desenvolvido pelos designers Luís Baptista e Marlon Duarte que, com base no briefing feito com Cristina Fé Santos e Ana Sousa (CML - Museu), e na pesquisa feita sobre a homenageada, criaram um ambiente estético adequado à sua personalidade.

A professora Dra. Laura Ayres, além de ser uma grande doutora, investigadora, professora, cientista e política, com enorme relevância a nível nacional e internacional, "foi uma mulher de afeto e ação. Considerada uma lutadora, optimista e não-conformista por natureza, era também carismática, criando relações muito facilmente, para além de ser criativa e curiosa. Estas e outras caraterísticas "fizeram dela uma pioneira no campo da saúde pública e virologia, mas também como uma Mulher do seu tempo". Além disso, o seu interesse imediato na investigação, bem como quando foram diagnosticados os primeiros casos de pessoas infectadas com o vírus da SIDA, ela deu-se "coração e alma" a todos aqueles que a procuravam, sem medo de contágio e sem preconceitos, fez da Professora Dra Laura Ayres uma personalidade extremamente relevante na luta contra esta doença.

Estes fatores levaram-nos a escolher o rosa para representar as peças gráficas, que se basearam numa exposição de painéis de 12, 75x180cm, a criação de um postal impresso e distribuído pelos CTT, bem como outros materiais promocionais e de comunicação, tais como cartazes e programas.

As raras imagens do homenageado, bem como a sua má qualidade, típica da época, obrigaram-nos a ter um cuidado extra no tratamento das imagens dado o tamanho das peças da exposição. A combinação de elementos da disposição das peças que compõem a exposição pretendia imprimir o dinamismo da sua personalidade, destacando a sua imagem e combinando-a harmoniosamente com os textos escritos por Cristina Fé Santos e Rui Lourenço.

Para a disposição do postal, foram escolhidas duas imagens de diferentes momentos da vida da personalidade, sempre com um tom rosado, evidente em todas as peças do projeto. Também, para contextualizar o projeyo como parte das celebrações do seu centenário, foi criado um "selo" para representar o 100º aniversário do seu nascimento. Este carimbo foi colocado em todos os layouts do projeto.

Finalmente, Flow Productions trabalhou em parceria com KoisasKomideias, que imprimiu e montou as estruturas necessárias para a exposição. Esta foi montada sobre um stand personalizado, numa estrutura de ferro, com conetores que interligavam as peças da estrutura. Os painéis de 75x180cm foram impressos em vinil, com laminação e aplicados em placas Dibond, com fitas magnéticas que permitem uma montagem e desmontagem mais fácil da exposição itinerante. A exposição foi muito bem recebida pelo cliente e visitantes, e a Flow Productions recebeu um feedback muito positivo para este projecto.