Processo Criativo

Fotografia: um olho

A fotografia é uma arte criada no século XIX por Joseph Niépce. Os avanços tecnológicos têm permitido infinitas melhorias na qualidade do equipamento fotográfico e da edição de imagens. Assim, acelerando o processo de produção e reduzindo os custos - o que populariza cada vez mais a fotografia e a sua utilização. Mas afinal de contas, criar uma fotografia não é apenas apertar um botão e está feito, certo?

Esta é a nossa perspetiva sobre o processo criativo de uma fotografia:

O processo criativo de uma única fotografia acontece em segundos, diríamos nós. Os poucos segundos necessários para trazer o seu olhar para o visor, ou os poucos segundos antes disso, são incrivelmente imperceptíveis. Com a prática, torna-se ainda mais fácil decidir o enquadramento e a composição de uma fotografia, mas por vezes precisamos de mais algum tempo para descobrir qual é o melhor ângulo, qual é a melhor luz, e qual é a melhor posição, dependendo da fotografia que queremos.

Pós-Produção


Na pós-produção, não diríamos que o processo é muito diferente. Com alguma prática sabemos exatamente o que a fotografia precisa, por vezes pequenos ajustes básicos de edição, outras vezes: talvez algo mais elaborado e demorado!Embora todas as fases de criação e processamento de uma fotografia contem, o primeiro olhar é talvez a etapa chave. O momento em que sabemos que a nossa lente capturou um momento, alguém, ou algo, um sorriso, uma lágrima... E é por isso que acreditamos que a frase de Henri Cartier-Bresson faz todo o sentido.