Processo Criativo

Video Promocional

O vídeo é uma nova tendência de comunicação que tem vindo a crescer nos últimos tempos. Há pesquisas que mostram que 70% dos 100 melhores resultados apresentados numa pesquisa rápida contêm vídeos, e o mais curioso é que este formato se traduz numa taxa de probabilidade de compra de 64% a 85%.

A questão é: Será que um vídeo tem assim tanto poder?
A resposta é: sim, tem!

Tem de captar a atenção do seu público-alvo de forma rápida e eficaz. Nada bate usando um vídeo de 30 segundos para substituir um texto que levaria 2 minutos a ler.

De facto, a procura deste formato de comunicação está a crescer tanto que 66% dos consumidores declaram uma preferência por este tipo de conteúdo, também nas redes sociais esta tendência é seguida. O principal poder do vídeo é captar rapidamente a atenção e, consequentemente, aumentar as vendas e a fidelidade dos clientes. 85% dos utilizadores do Facebook consomem preferencialmente conteúdos de vídeo, contudo este consumo é feito com a especificação da ausência de som. A questão que se coloca neste momento é: Que táctica utilizar para evitar a perda de informação de vídeo porque é visto sem som? Subtítulos! Porque estas têm o poder de lhe permitir transmitir a mensagem do seu vídeo mesmo com o som desligado e torná-lo mais inclusivo.

Do mesmo modo, na Instagram, o poder do vídeo é tão elevado que 75% dos utilizadores da plataforma admitem já ter adquirido um produto devido à influência deste tipo de conteúdo. Mesmo numa abordagem mais formal e empresarial, as taxas de visualização rondam os 82% (LinkedIn), o que significa que, mesmo neste tipo de comunicação, é importante saber dominar esta ferramenta.

O poder do vídeo...

De entre um universo de possibilidades criativas vêm os vídeos publicitários que traduzem a essência das marcas. Os vídeos documentários ou corporativos são utilizados como recurso para transmitir a versão mais humanizada de uma marca. Os vídeos informativos, por outro lado, funcionam como um espelho da sua marca e dos seus objectivos. Evidentemente, cada um deles tem as suas próprias especificações, estratégias diferentes, taxas de conversão com flutuações diferentes...

Incluir um vídeo no momento certo e no canal certo pode traduzir-se em inúmeros contactos, e como tal torna-se imperativo compreender as motivações da sua marca a fim de comunicar eficazmente com o seu público.