Flow Productions

Blog

Our articles…

Animação - Como nós criamos!

Hoje gostavamos de explorar um pouco mais um dos principais pilares do nosso estúdio criativo - a Animação! Este serviço foi a base de abertura e construção da nossa empresa pelo facto de o Algarve, a nossa maior área de atuação, estar com falta deste serviço.

 

A arte de criar imagens em movimento ao usar computadores, mais especificamente usando recursos de computação gráfica, consome muito tempo e é sempre muito complexa, e por isso, neste blogpost, queremos focar-nos no processo criativo que nós usamos em cada projeto e trabalho que envolve a animação. O processo criativo nunca é o mesmo, seja para que área for, mas pode ser segmentado e adequado para o melhor funcionamento de uma equipa criativa.

 

 

Etapa 1 | Resumo e Clarificação da proposta

A primeira etapa será sempre o grande brainstorm de ideias e construção de uma proposta executável. Nesta fase, é sempre importante ouvimos os seus objetivos e metas para entender a história que deseja transmitir para o seu público-alvo, os prazos de tempo impostos e os requisitos de orçamento - são os principais elementos dessas informações que irão alimentam o roteiro, tratamento e as style frames.

 

Etapa 2 | Aplainamento 

O processo segue-se com o cultivar das ideias, quando, caso o roteiro ainda não esteja pronto, será escrito e desenvolvido com uma participação sua, ativa e própria. Cabe a nós melhorá-lo e inová-lo.

 

Essa é uma etapa muito importante. Queremos que tudo seja perfeito. Depois de o script ser criado, o resto depende de nós.

 

Etapa 3 | Aprovação / ajustes

Quando já temos um esboço do guião, uma grande e importante parte da metodologia de criação de uma animação começa: a criação das bases para a animação - o storyboard (guia visual) - e a definição do estilo gráfico do vídeo, de forma a compilar o projeto de forma objetiva.

 

Durante esta etapa, definimos os parâmetros finais para executar sua solicitação, de forma a ir ao encontro dos seus desejos e expectativas.

 

Etapa 4 | Desenvolvimento do produto Luzes, câmera, animação!! 

Quando todo o processo pré-desenvolvimento finaliza, tudo começa a ter movimento! São criados e animados os personagens, os cenários e os títulos - tudo ganham vida!

 

Em seguida, seguimos para a montagem das sequências de animação e por dim, a adição de som e música e são feitos os retoques finais da pós-produção.

 

Etapa 5 | Resultado final (et voilá!) 

O fruto de todas as etapas anteriores, dedicação e constante aperfeiçoamento técnico, o resultado vê-se no trabalho completo e finalizado que só pode ser o melhor. Tudo o que é necessário é exportar a animação para alta definição e deixar a mágica falar por si própria!