Flow Productions

Blog

Our articles…

Culture and Museums International Tech Forum

Na segunda-feira e terça-feira, dia 20 e 21 de Junho de 2022, no âmbito do projeto IbericcGlobal, a Flow Productions esteve em Málaga no Culture and Museums International Tech Forum para vermos palestras e fazer conexões com museus internacionais e empresas do ramo dos museus, cultura, tecnologia e outras.

 

 

O CM Málaga é um evento anual que se compromete em potenciar e implementar soluções tecnológicas e inovadoras na área da cultura para a elevar a uma nova dimensão mais sustentável e acessível, melhorando a sua posição como motor económico e social. O fórum contou com a presença de mais de mil visitantes profissionais, sendo um deles a Flow Productions, que puderam participar de uma programação com mais de 150 palestrantes de mais 30 países e mais de 80 expositores com propostas tecnológicas em realidade virtual e aumentada, hologramas, guias de áudio inteligentes, gamificação, podcasts e experiências imersivas. 

 

Em relação aos contatos efetuados, falamos com várias empresas que estavam nos expositores mas contactos concretos fizemos com as seguintes empresas: Auth4Art, Metis, El Museu, Bitseat, EventsLive, AudioGuíame, MoMA e CiênciaVR. 

O Auth4Art é uma startup de segurança de obras de arte e de blockchain, Metis é uma empresa de reconstrução e restauração de monumentos e museus, El Museu é o primeiro hotel que usa arte como decor fazendo em si próprio uma exposição criando uma experiência única para o consumidor, Bitseat é uma empresa de construção de plataformas de eventos e a sua parceira EventsLive é uma agência de organização de eventos digitais e híbridos, AudioGuíame é uma empresa de audiovisuais para museus e monumentos culturais e CiênciaVr é uma startup de realidade visual. Com o Museu da Arte Moderna de Nova Iorque e a Bitseat tivemos reuniões para falar sobre projetos que estamos a desenvolver. 

 

Durante o almoço de negócios do qual fizemos parte na segunda feira, tivemos a oportunidade de falar com a Sub-Diretora do AmigosMuseoRuso sobre as necessidades dos museus e de como os podemos ajudar. 

 

 

Para além de estarmos na conferência, tivemos a fantástica oportunidade de estar no Pólo Tecnológico da Universidade de Málaga, em reunião com a Aline Daniel,  uma das nossas parceiras num projeto financiado pelo programa Erasmus+, e a oportunidade de conhecer as instalações do Pólo.

 

O que retiramos desta oportunidade, potencializada pela Câmara Municipal de Faro, foi a vontade de crescer no ramo da cultura e dos museus com soluções, sendo uma empresa fulcral no Algarve com conexões internacionais e com o objetivo de ajudar a cultura no sul do país, seja com museus ou com outra entidades culturais. O conhecimento trazido vai muito mais além do que apenas contactos obtidos, mas oportunidade e ideias para solucionar problemas neste setor.